Histórico do tema complexo multifuncional


Os Complexos multifuncionais vieram para facilitar a vida dos moradores e dos visitantes. Ao longo dos anos eles vêm sendo aprimorados, trazendo muito mais soluções e otimizando as circulações.
Existem vários complexos antes da década de 70 podemos usar como referência
Antes da década de 70 podemos usar como referência o Edifício copan do arquiteto Oscar Niemeyer,  e o conjunto nacional do arquiteto  David Libeskind, que é um dos primeiros grandes edifícios modernos multifuncionais implantados na cidade de São Paulo.
A discussão teórica sobre os edifícios multifuncionais é recente e nem mesmo o termo multifuncional é conceitual entre os arquitetos e urbanistas, sendo muitas vezes empregadas as palavras ou expressões “uso misto”, “híbrido”, ou “uso múltiplo’’, o edifício multifuncional não é uma ideia, um conceito, e não tanto uma tipologia definida com precisão. “A implantação dos edifícios multifuncionais no Brasil acompanhou o processo de verticalização que ocorreu a partir da década de 1920, e teve o marco inicial as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  No Rio de Janeiro, a autora Dziura (2009) cita o Edifício Marquês do Herval que foi construído em 1953, projetado pelos arquitetos Irmãos Roberto MMM (Marcelo, Milton e Mauricio) e o caracteriza como uma experiência de edifício multifuncional vertical. ” Em São Paulo, ainda nesse contexto, se destacam o Conjunto Nacional (1952 - 1958), e o Edifício Esther, construído em 1936 com autoria dos arquitetos Álvaro Vital Brasil e Adhemar Marinho, localizado no centro de São Paulo. É o primeiro edifício que associa habitação a um programa multifuncional em forma de galeria. O outro exemplo em São Paulo, é o edifício Copan projetado por Oscar Niemeyer com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos em 1952 o uso de espaços de lazer, tais como restaurantes e cinemas, encontrou seu ápice no final da década de 50. Um exemplo de edifício multifuncional mais recém-inaugurado é o Brascan Century Plaza, que é composto por três edifícios de volumetrias e usos distintos, ocupa quase uma quadra inteira que está localizada entre as ruas Bandeira Paulista, Joaquim Floriano e a Rua Prof. Projetado pelos arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, em 2003, o conjunto de 93. O Brascan Century Corporate é um volume retangular com 15 pavimentos composto por salas grandes dirigidas a empresas que necessitam de mais espaço para suas instalações. Os acessos dos pedestres no térreo ocorrem basicamente por três entradas, uma em cada rua, além das entradas independes dos prédios com a praça unindo um ao outro e marca seu caráter como conexão entre os prédios. Cada nova edificação híbrida pode combinar diferentes usos, de diversas formas, assim cada edifício híbrido é único.
A estrutura de um edifício corporativo é formada apenas por uma empresa, onde tem todos os recursos humanos, e onde tem os processos de atendimento ao cliente. E possui também salas de gerente, diretores e presidente da empresa. Um aspecto bem importante que está no mundo empresarial é o que a empresa passar a sua imagem e a visão que se transmite ao cliente. Sendo assim acaba se tornando comum encontrar edifícios corporativos em excelentes localizados, dentro das principais cidades do país. E ainda ambientes onde em outros lugares são passados despercebidos como a instalação sanitária e a decoração, nesses edifícios eles são bem evidenciados. São utilizados para empresas de médio e grande porte, precisando de um número alto de funcionários, e valorizam por um contato mais próximo ao cliente.
Podendo ser coletivo ou individual, dependendo do número de sócios que possuem a empresa. Tem uma importância vital na identidade corporativa, e precisa ter um ambiente adequado as condições favoráveis de saúde e de funcionamento fazendo com que haja uma grande diferencia na eficiência da sua equipe.
Muitos projetos de complexo multifuncionais, possuem um marco grande na história da arquitetura no mundo, alguns desses projetos são 8 house, o conjunto nacional e o Copan. O 8 house é um complexo multifuncional possui lojas comerciais, escritórios e três tipos de residências, localizado na Dinamarca, o complexo tem camadas horizontais de tipologias conectadas por um passeio continuo criando um bairro urbano tridimensional, possui dois pátios internos separados, sua forma arquitetônica se faz com um formato de oito, por isso o no 8 house. O Conjunto Nacional é um complexo multifuncional, ele possui lojas comerciais, escritórios e residências, localizado em São Paulo, o complexo tem dois grandes volumes horizontais, que ocupa todo o terraço e um vertical que se desenvolve sobre os pilotis, possui as calçadas com pedras portuguesas e em seu interior um pé direito generoso, demonstrando um novo papel do edifício com caráter urbano. E o Edifício Copan também é um complexo multifuncional, possuindo lojas comerciais, entretenimento, e residência, localizado em São Paulo, possui uma forma sinuosa, quebrando os ângulos retos que a cidade paulista possui, foi utilizado um brise que além de ter proteção solar tem como um embelezamento na fachada ondulada.  Nas imagens abaixo se encontra fotos dos complexos multifuncionais citados acima.

Comentários

Postagens mais visitadas